Parte 2 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 25- O Livro de Neemias
25. História do Livro de Neemias
25.1 - Este livro e o anterior, de Esdras, eram tidos antigamente como um único livro. No texto massorético a numeração deles era única e em seqüência. Crê-se que o livro de Neemias foi compilado das anotações ou registros feitos pelo próprio Neemias, que era copeiro do rei Artaxerxes, no palácio de Susan. Neemias recebeu do rei expressa autorização para ir a Jerusalém e organizar a obra de restauração, especialmente quanto à reparação dos muros e portões da cidade, reedificando-a tal como tinha sido antes da invasão babilônica. A ida de Neemias à Judéia se deu em 445 a.C., no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Isto foi, portanto, 143 anos após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, 90 depois da volta da primeira leva, chefiada por Zorobabel, e 13 anos depois da missão de Esdras.
25.2 - Os relatos do livro de Neemias cobrem um período de 12 anos (446 a 434 a.C.). O livro tem 13 capítulos e 408 versículos.
25.3 - Assuntos do Livro de Neemias
Cap.1 - Neemias pede notícias dos judeus que vêm de Jerusalém acerca da reconstrução da cidade e se aflige muito com as informações, por causa do mal andamento da obra.
Cap.2 - Artaxerxes, vendo a tristeza de Neemias, dá-lhe permissão para ir e reconstruir os muros da cidade, recomendando-o ao governador da região. Em Jerusalém, Neemias informa aos líderes sobre sua missão. Encontra oposição de alguns estrangeiros.
Cap.3 - A lista das pessoas que trabalharam na reconstrução dos muros e as partes que lhes couberam.
Cap.4 - Os estrangeiros Sanballat e Tobias, além de árabes, amonitas asdoditas, tentam impedir a reconstrução dos muros. Reúnem-se e vão combater os judeus. Estes suplicam a Deus e se propõem a lutar por suas vidas e sua liberdade. Os inimigos esmorecem diante desta determinação. O povo se divide em dois grupos: metade trabalha enquanto metade empunha armas para a luta. Neemias se acautela contra um ataque de surpresa. Seu empenho e fervor nessa obra.
Cap.5 - O povo mais pobre reclama da opressão dos ricos e dos encargos de suas dívidas. Neemias chama os ricos e os faz jurar que irão perdoar as dívidas e devolver os penhores. A generosidade e a prodigalidade de Neemias.
Cap.6 - Sanballat e Tobias procuram em vão fazer Neemias cair em suas ciladas. Acusam-no de rebelião e de se fazer rei. Enviam um falso profeta para convencer a Neemias, que descobre a trama. Também descobre um relacionamento desses estrangeiros adversários com alguns nobres da própria Jerusalém.
Cap.7 - Outras providências de Neemias com relação à proteção dos muros. Ele encontra o registro genealógico dos que haviam voltado com Zorobabel. As particularidades a respeito dos que estão listados.
Cap.8 - Esdras, Neemias e os levitas lêem e interpretam as Leis para o povo, que ouve e aceita. Celebra-se a festa do tabernáculo. Esdras lê para eles os textos sagrados.
Cap.9 - O povo fazra eles os textos sagrados.
Cap.9 - O povo faz solene jejum ao Senhor e confessa os pecados. Os levitas relembram para o povo a misericórdia e a bondade de Deus para com os antepassados. Faz-se uma aliança com o Senhor.
Cap.10 - Os nomes dos que selaram a aliança. Todos juram solenemente não se misturar com o povo da terra, guardar o Sábado, prover as necessidades do santuário e pagar os dízimos aos levitas e outros oficiais do templo.
Cap.11 - Lançam-se sortes acerca dos que habitarão em Jerusalém (um décimo do povo), enquanto os demais habitarão em outras cidades. A relação das famílias que ficaram habitando em Jerusalém e suas funções.
Cap.12 - Relação dos sacerdotes e levitas que vieram com Zorobabel. A dedicação dos muros e suas cerimônias. A indicação de diversos oficiais.
Cap.13 - Lê-se a lei que determina que os amonitas e moabitas sejam separados da congregação e isto se faz, para que não haja mistura. Eliasibe, sumo sacerdote, que se tinha aliado a Sanballat e a outros estrangeiros, deu-lhes moradia na casa de Deus. Neemias retira os objetos de Tobias e os lança fora, purificando as câmaras. Ele corrige práticas ilícitas e o povo lhe traz os dízimos de tudo para os tesouros. Acaba com os abusos de Sanballat e expulsade Sanballat e expulsa estrangeiros que se misturaram com o povo. Oração final.
************************
Avaliação do Capítulo 25
1. Por que foi necessária a ida de Neemias a Jerusalém?
2. Que obra era mais urgente na cidade?
3. Qual foi a função de Neemias na reconstrução?
4. Que resistências eles tiveram de enfrentar sob a liderança de Neemias?
5. Ao término da obra, que solenidades foram promovidas?
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail