Nenhum resultado encontrado

    2 - Ester

     

    Parte 2 - Livros do Antigo Testamento

    Capítulo 26- O Livro de Ester

    26. História do Livro de Ester

    26.1- A história de Ester começa no ano 462 a.C., no reino de Artaxerxes, da Pérsia (Artaxerxes e Assuero são a mesma pessoa). É a história de uma jovem judia que, por sua beleza, foi elevada à realeza e graças à sua posição impede que um oficial do reino leve adiante um plano de destruir o povo judeu. Ester é tida como uma heroína de seu povo e o livro que leva o seu nome é hoje lido solenemente em todas as sinagogas na festa do "Purim". É um livro tão estimado pelos judeus, que é mencionado como "O Volume". Entretanto, um exame imparcial do seu relato indicará que talvez haja um certo exagero nisso e uma superestimação da bravura da heroína, visto que ela não teve atuação em vários fatos preponderantes da história.

    Outra característica peculiar deste livro é o fato de não se encontrar nele uma única referência sequer à pessoa Divina. Isto deu ensejo a que surgisse, séculos mais tarde, o livro apócrifo intitulado "Adições a Ester", que pretendia anexar à história esse caráter de religiosidade que faltava.

    26.2- Concernente ao autor deste livro, existem várias opiniões, mas as mais comuns atribuem-no a Esdras ou a Mordecai, tio e pai adotivo de Ester. O livro tem 10 capítulos e 167 versículos.

     

    26.3 - Assuntos do Livro de Ester

    Cap.1 - Assuero faz uma festa para o povo e os nobres. A rainha Vasti é convidada pelo rei a se apresentar, mas se recusa. Ela é destituída e faz-se uma lei quanto à obrigatória sujeição da mulher.

    Cap.2- Os conselheiros sugerem a escolha de uma virgem, dentre todas do império, para ser a nova rainha. A história de Mordecai e sua filha adotiva, Ester. Ela é escolhida e preparada. Ester agrada ao rei e é a nova rainha. Mordecai descobre uma conspiração contra a vida do rei e o informa.

    Cap.3 - Assuero exalta um de seus nobres, Haman, e ordena que todos o reverenciem. Mordecai se recusa a isto, pelo que Haman planeja se vingar destruindo o povo judeu. Haman acusa os judeus diante do rei e o aconselha a destruí-los. Haman recebe autorização para fazê-lo e envia cartas a oficiais do império marcando a data para a execução.

    Cap.4 - Mordecai se aflige com o decreto real e o povo fica consternado. Ester é solicitada a interceder junto ao rei. Mas ela não tinha permissão de se aproximar do rei sem ser chamada, sob pena de morte.

    Cap.5 - Ela se apresenta ao rei e o convida para um banquete, junto com Haman. O rei prometera atender-lhe um pedido e ela deixa para expô-lo no banquete. Haman, ainda que honrado pelo convite, insiste em se vingar de Mordecai. Em casa, é aconselhado a fazer uma forca e deixá-la pronta para a execução de Mordecai, o que seria solicitado ao rei no dia do banquete.

    Cap.6 - Naquela noite, tendo insônia, o rei manda que se leiam as crônicas do reino e descobre que Mordecai não tinha sido recompensado pela denúncia da conspiração. Naquela hora Haman chega com a intenção de pedir ao rei permissão para executar Mordecai. Mas, sendo perguntado a respeito do que se deveria fazer com alguém que merecesse a honra do rei, Mordecai, supondo que o rei estava se referindo à sua pessoa, sugere que se lhe façam várias honrarias. O rei então ordena que essas honrarias sejam feitas a Mordecai, o que Haman faz com extremo desgosto.

    Cap.7 - O rei, no banquete, ouve o pedido de Ester com

    a promessa prévia de que o atenderá. Ela pede pela vida de seu povo, que estava para ser destruído. Inquirindo quanto à autoria do projeto, fica sabendo que foi de Haman. O rei se indigna e manda que Haman seja executado na forca que preparou para Mordecai.

    Cap.8 - Mordecai é investido das dignidades que foram de Haman. Ester pede que o decreto real relativo à execução seja revogado, mas o rei a informa de que Sua palavra não pode ser retirada. Todavia, autoriza Mordecai a enviar mensagem a todo o povo dando-lhe plena liberdade de defesa.

    Cap.9 - No dia marcado, os judeus destroem os seus oponentes. Ester pede ao rei que se faça justiça sobre a casa de Haman, o que é feito. Uma recapitulação do que aconteceu e o estabelecimento da festa do Purim.

    Cap.10 - Outros atos de Assuero e a prosperidade de Mordecai.

     

    ****************************

    Avaliação do Capítulo 26

    1 - Qual era a condição do povo judeu à época da história de Ester?

    2 - Como Ester chegou à realeza?

    3 - O que motivou Haman a querer destruir os judeus?

    4 - Que característica curiosa encontramos neste livro a respeito do nome Divino?

    5 - Que festa tradicional judaica teve origem na época de Ester?

     Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail

     

    Postar um comentário

    Anterior Próxima

    نموذج الاتصال