Parte 2 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 23- O Segundo Livro das Crônicas
23. História do Primeiro Livro das Crônicas
23.1 - Como foi dito no início do capítulo anterior, estes dois livros constituíam apenas um, chamado «As Palavrs livros constituíam apenas um, chamado «As Palavras dos Dias» ou «Diários». O segundo livro abrange um período da história de Israel e Judah que vai do ano 1.015 até 536 antes de Cristo. Tem 36 capítulos e 712 versículos.
23.2 - Assuntos do Livro Segundo das Crônicas
Capítulo 1 - Salomão vai a Gibeon, onde está o tabernáculo, e ali oferece sacrifícios. O Senhor aparece-lhe em sonho e Salomão pede sabedoria, que lhe é dada juntamente com riqueza e honra. Seu reino se estabelece. Descrição de seus carros de guerra, seus cavaleiros e suas muitas riquezas.
Cap.2 - Salomão planeja construir o templo. Pede a Hirão, rei de Tiro, artífices e materiais e ele lhos envia, acertando o custo a ser pago.
Cap.3 - No quarto ano de seu reinado, Salomão começa a construir o templo, no Monte Moriah. Descrição das dimensões, ornamentos e pilares do templo.
Cap.4 - Os utensílios e ornamentos do templo.
Cap.5 - Terminada a obra, Salomão ajunta os anciãos e líderes do povo para buscarem a arca, que é trazida e posta no templo. Os levitas oficiam o culto e a glória de Deus enche a casa.
Cap.6 - A oração de Salomão e a dedicação do templo.
Cap.7 - Desce fogo dos céus e queima os sacrifícios. Descrição dos sacrifícios oferecidos por Salomão e pelo povo. Há festividade por oito dias. O Senhor aparece segunda vez a Salomão, promete-lhe bênçãos e lhe faz exortações.
Cap.8 - Das edificações feitas por Salomão. Suas conquistas e seus oficiais. Ele traz a filha do Faraó para morar no novo palácio. Os sacrifícios e a ordem dos levitas e porteiros.
Cap.9 - A rainha de Sabá visita Salomão e se encanta com sua sabedoria e sua riqueza. O comércio de ouro de Salomão. Sua magnificência e outros sucessos. Ele reina 40 anos e é sucedido por seu filho, Reoboão.
Cap.10 - O povo pede a Reoboão para aliviar os encargos que lhe tinha sido impostos nos dias de Salomão. Reoboão, rejeitando conselho dos anciãos, dá resposta dura e negativa ao povo. Por causa disso, 10 das tribos se revoltam e não o aceitam como rei.
Cap.11 - Reoboão prepara um exército para combater as dez tribos que se rebelaram, mas é dissuadido pelo profeta Semaías. Ele constrói várias cidades e fortalezas. A idolatria de Jeroboão, rei das tribos rebeldes, que constituem o reino de Israel. O governo de Reoboão.
Cap.12 - Reoboão se esquece do Senhor e por isso cai nas mãos de Shishak, rei do Egito. Semaías, o profeta, fala ao povo e a Reoboão. Eles se humilham e Jerusalém não é destruída. Mas o rei do Egito leva os objetos de ouro, pelo que Reoboão os refaz de bronze. Reoboão reina 17 anos e, morrendo, é sucedido por seu filho, Abias.
Cap.13 - Guerra de Abias contra Jeroboão. Abias e os homens de Judá invocam o Senhor e 500.000 homens de Israel são mortos. Abias recupera várias cidades e Jeroboão é ferido mortalmente.
Cap.14 - Asa sucede Abias, seu pai, e faz grandes reformas em Judá. Constrói cidades de defesa. É atacado pelos etíopes e os vence quando pede o auxílio do Senhor. Toma várias cidades etíopes.
Cap.15 - Profecia de Azarias concernente a Asa. Este completa a reforma e leva o povo a fazer um concerto solene com o Senhor. Há paz durante 35 anos.
Cap.16 - Baasa, rei de Israel, começa a edificar Ramá. Asa, rei de Judá, volta o rei da Síria, Ben-Hadad, contra Baasa, que tem de parar a edificação de Ramá. Asa rouba o material e assim constrói Mizpá e Geba. É repreendido pelo profeta Hanani por ter-se aliado a Ben-Hadad. Asa se ofende com esssa repreensão e prende o profeta. Asa adoece e morre.
Cap.17 - Jeosafá sucede Asa, seu pai. Faz bom governo e é abençoado pelo Senhor. Estabelece príncipes e levitas, que são enviados para ensinar ao povo a lei de Deus em toda Judá. A grandeza de Jeosafá; os comandantes de suas tropas.
Cap.18 - Jeosafá faz aliança com Acabe, rei de Israel, contra os sírios. Consultam os profetas acerca da guerra e todos os profetas, com exceção de Miquéias, prevêem vitória. Miquéias denuncia a falsidade dessas profecias e por isso é preso. Os reis vão à guerra e são derrotados. Acabe morre.
Cap.19 - Jeosafá, voltando, é reprovado pelo profeta Jeú. Ele amplia a reforma na terra estabelecendo a ordem e o temor do Senhor.
Cap.20 - Hostes estrangeiras invadem a terra. Jeosafá leva o povo a pedir o socorro do Senhor e todos saem a enfrentar os inimigos. Estes se confundem e se destroem mutuamente. Os judeus tomam os despojos. O temor de Deus e a paz na terra. Demais atos de Jeosafá.
Cap.21 - Jeorão sucede seu pai, Jeosafá, e mata seus próprios irmãos. Reina perversamente, restabelecendo o culto idolátrico. O profeta Elias lhe manda uma carta em que prevê infortúnios. Filisteus e árabes dão contra Jeosafá e tomam suas esposas e seus filhos. Ele adoece e morre miseravelmente.
Cap.22 - Acazias começa a reinar e faz um mal governo. É morto por Jeú, que destrói todos os filhos de Acabe com exceção de um, que é escondido na casa de Deus por seis anos.
Cap.23 - Jeoiada, o sacerdote, aconselhando-se com os capitães e os levitas, unge o menino Joás, que havia sido escondido por ele, como rei de Israel. Atalias é morta. Joás leva o povo a fazer nova aliança com o Senhor. Várias reformas são promovidas por Joás.
Cap.24 - Joás repara o templo. Todos contribuem. Os serviços executados. Morre o sacerdote Jeoiada, após o que o povo se torna idólatra e rejeita a palavra do profeta Zacarias, filho de Jeoiada, que lhes fala contra as suas maldades. Os sírios assaltam Jerusalém e Joás é morto.
Cap.25 - Amazias sucede Joás, seu pai, e faz bom governo. Executa os assassinos do pai, reforça o exército e ataca os sírios, vencendo-os. Depois se torna idólatra. É reprovado por um profeta. Desafia o rei de Israel, Jeoás, para a guerra. Nessa guerra Amazias é aprisionado e o templo é saqueado por Jeoás. Numa conspiração, Amazias é morto.
Cap.26 - Uzias, filho de Amazias, o sucede. Faz um governo bom que continua durante a vida do profeta Zacarias. Faz guerras contra filisteus, árabes e amonitas. Fortifica Jerusalém e fabrica artefatos bélicos. Exaltando-se, porém, usurpa o ofício sacerdotal e é por isso ferido de lepra. Tem de se exilar e deixa em seu lugar o filho Jotão.
Cap.27 - Jotão, sucedendo Uzias, seu pai, é bom governante. Faz diversas edificações e guerras bem sucedidas. Os outros atos de Jotão e a sua morte.
Cap.28 - Jotão é sucedido por seu filho Acaz, que reina impiamente por 16 anos, restabelece a idolatria e cai sob as mãos dos reis de Israel e da Síria. Pecá mata 120.000 judeus e leva outros cativos para a Samaria. Mas um profeta chamado Obed fala aos israelitas e estes libertam os judeus cativos. Acaz pede auxílio aos reis da Assíria contra os invasores de Judá. Continua seu reino perverso e morre, sendo sucedido por seu filho Ezequias.
Cap.29 - Ezequias faz bom governo. Repara o templo e dirige sacerdotes e levitas na restauração do culto ao Senhor. Oferecem muitos sacrifícios pela purificação.
Cap.30 - Ezequias convida a todo o Israel e Judá para a celebração da páscoa e do culto. As festividades e a alegria do povo.
Cap.31 - O povo acaba com a idolatria em toda Judá, Benjamim, Efraim e Manassés. Ezequias faz reformas religiosas e restabelece os dízimos. O povo traz ofertas voluntárias conforme às suas tribos e famílias. A prosperidade de Ezequias.
Cap.32 - Senaqueribe, rei da Assíria, invade Judá. Ezequias prepara a defesa. Senaqueribe insulta o Senhor e o rei. Ezequias e o profeta Isaías suplicam a Deus e o exército invasor é destruido. Senaqueribe é morto por seus próprios filhos. Ezequias adoece, humilha-se e é curado. Seus outros atos e sua morte.
Cap.33 - Manassés, filho de Ezequias, reina 55 anos. Restabelece a idolatria, profana o templo e comete toda sorte de abominação. Ele o povo são em vão admoestados. Vêm os exércitos assírios e levam-no cativo para a Babilônia. Ele se humilha e é liberto, voltando ao reino em Jerusalém. Restaura o culto ao Senhor, nisto conduzindo o povo. Seus atos e sua morte. É sucedido por seu filho Amon. Este, após dois anos de perversidade, é morto por seus servos. O povo vinga a sua morte e põe Josias, seu filho, em seu lugar.
Cap.34 - Josias começa a reinar com oito anos e reina 21. Põe fim ao culto idólatra em Judá, Manassés, Efraím, Simeão e até em Naftali. Começa a reparar o templo. Hilquias, o sacerdote, encontra o livro da lei no templo. Safã, o escrivão, o lê diante do rei. Josias se pertuba e consulta a profetisa Hulda acerca daquele livro. A exortação de Hulda e a mensagem ao rei. Josias faz com que o livro seja lido aos anciãos de Judá e eles fazem uma aliança com Deus. Josias põe fim a toda abominação e o povo serve a Deus em todos os seus dias de vida.
Cap.35 - Josias celebra a páscoa e determina as funções dos sacerdotes e levitas. O faraó Neco passa com seu exército pela Judéia. Josias o enfrenta em Megido e é mortalmente ferido. Levado para Jerusalém, ali morre. Jeremias lamenta por Josias.
Cap.36 - Jeoacás, filho de Josias, assume o trono, reinando somente três meses. É destituído do poder pelo rei do Egito e Jeoiaquim, seu irmão, é posto em seu lugar. Jeoiaquim reina perversamente durante onze anos. É aprisionado e levado para a Babilônia por Nabucodonosor. Jeoiachim, seu filho, é deixado em seu lugar e reina também perversamente, sendo igualmente levado cativo para a Babilônia. Zedequias, irmão de Jeoiachin, reina onze anos e se rebela contra Nabucodonosor. Ele e o povo rejeitam o Senhor. O templo é destruído e toda a nação é subjugada pelos assírios e levada para a Babilônia. Ciro, rei da Pérsia, proclama a reconstrução do templo do Senhor.
*********************************
Reflexões sobre os temas do Capítulo 23
1 - Pelo que lemos neste livro, qual foi o período mais próspero da história de Israel e Judá ?
2 - Qual foi o motivo da separação do reino em dois ? Como se dividiram as 12 tribos ?
3 - Quais povos foram os inimigos mais comuns do reno de Judá ?
4 - Que reis foram os responsáveis pelas maiores reformas religiosas e restauração do culto ao Senhor ?
5 - Como foi o fim da nação judaica ?
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail