Parte 2 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 22- O Primeiro Livro das Crônicas
22. História do Primeiro Livro das Crônicas
22.1- Também estes dois livros, I e II Crônicas, eram antigamente considerados apenas um. Eles têm e tiveram diversos nomes. Em hebraico são chamados "Dibrey Haiyamim", isto é, "As Palavras dos Dias", que querem dizer, evidentemente, "Os Diários", ou relatos a respeito dos reis de Israel e de Judah. A Septuaginta tem, para estes livros, o título "Das coisas que foram esquecidas ou omitidas", uma vez que os tradutores acharam que eram complementos aos livros de Samuel e dos Reis.
22.2- Sobre o autor destes livros, nada se conhece. Alguns pensam que são de autores diferentes, mas a uniformidade de estilo, a conexão dos fatos e as recapitulações e reflexões que são freqüentemente feitas parecem mostrar que são obra de uma mesma e única pessoa. Os comentadores judeus e cristãos, de modo geral, acham que são obras de Esdras, porque ele viveu no fim do cativeiro da Babilônia, época em que se findam os relatos do livro. Há termos que são semelhantes nas Crônicas e no livro de Esdras, que vem logo depois.
22.3- Parece evidente que o autor das Crônicas não pretendia escrever histórias complementares às de outros livros, visto que repete, com muitos detalhes, os mesmos fatos já relatados naqueles. Nove capítulos são ocupados somente com a genealogia. Nas histórias que repete, o autor das Crônicas omite muitos fatos negativos que haviam sido descritos nos livros anteriores, por exemplo, a respeito de David, Amon e da rebelião de Absalão. Pouco fala dos reis de Israel e nenhuma palavra a respeito da guerra e do cativeiro das dez tribos.
22.4- O principal objetivo dos livros das Crônicas parece ter sido o de elevar as qualidades e os feitos heróicos dos reis de Judah, a fim de exaltar no povo um sentimento mais positivo, especialmente para um povo que estava reconstruindo sua terra e seus valores. Os livros das Crônicas falam particularmente das funções, das genealogias, das famílias e ordens dos sacerdotes e Levitas, e isto era instrução necessária para que os voltavam do cativeiro, para que o culto a Deus pudesse ser conduzido da mesma forma como antes e dirigido pelas pessoas capacitadas.
22.5- Os relatos do Primeiro livro vão desde a criação até o ano 1.015 a.C., em 29 capítulos e 944 versículos.
22.6- Assuntos do Primeiro Livro das Crônicas
Cap.1 - As genealogias: de Adão até Isaque, Ismael e Esaú. Lista dos nobres de Edom.
Cap.2 - Os filhos de Jacob. Genealogia de Judah até David. A posteridade de Jessé e de Calebe.
Cap.3 - Os filhos de David e os de Salomão.
Cap.4 - Uma segunda genealogia de Judah e a de Simeon; seus territórios e famílias.
Cap.5 - Genealogia de Rubem, Gad e Manassés; a idolatria dessas tribos e seu cativeiro na Assíria.
Cap.6 - De Levi a Aarão. Os ofícios dos levitas e as suas cidades.
Cap.7 - De Issacar, Benjamin, Naftali, Manassés, Efraím e Asher.
Cap.8 - De Benjamin a Saul; os descendentes de Saul.
Cap.9 - Relação dos que voltaram do cativeiro a Jerusalém; dos sacerdotes e levitas; os oficiantes e cantores. Repetição da genealogia de Saul e seus filhos.
Cap.10 - Guerra contra os filisteus em Gilboa, onde Saul morre junto com seus filhos. Seus corpos são levados pelos habitantes de Jabes-Gileade.
Cap.11 - David é ungido rei em Hebrom. Faz guerra aos jebuseus. Os heróis de David; os seus guerreiros e seus feitos.
Cap.12 - Lista dos que se juntaram a David em Ziclague e em Hebrom.
Cap.13 - David resolve trazer a arca da casa de Abinadabe. No transporte, Uzza é ferido mortalmente ao pôr a mão na arca. David se entristece e deixa a arca em casa de Obed-Edom, que é por isso abençoado por Deus.
Cap.14 - Hirão envia artífices e materiais para David construir uma casa. As mulheres e os filhos de David. Ele vence os filisteus em duas batalhas, Refaím e Gibeon.
Cap.15 - David se prepara para trazer a arca. Os levitas se santificam, preparando-se para conduzi-la. As solenidades da ocasião e a alegria de David.
Cap.16 - David leva a arca para a tenda e oferece sacrifícios. Indica ministros para servirem diante da arca e determina seus deveres.
Cap.17 - David consulta o profeta Natan a respeito da construção de um templo. Deus manda Natan lhe dizer que isto será feito, mas por Salomão.
Cap.18 - Guerras de David contra os filisteus, moabitas, sírios e outros. Ele reina sobre todo o Israel.
Cap.19 - David envia mensageiros de paz ao rei dos amonitas. Este ultraja os mensageiros, pelo que David lhe declara guerra. Os amonitas se aliam aos sírios, mas estes depois os abandonam para fazer um acordo de paz com David.
Cap.20 - Joabe, capitão de David, derrota a cidade amonita de Rabbah. Três guerras contra os filisteus.
Cap.21 - David é tentado a numerar o povo de Israel e Judah, e por isso é castigado. O Senhor manda que o profeta Gad apresente a David três castigos possíveis e David escolhe um, de cair nas mãos do Senhor. Por causa disso morrem 70.000 homens. Intercedendo David, o mal cessa. David oferece sacrifícios a Deus.
Cap.22 - David faz os preparativos para construir um grande templo ao Senhor. Dá a Salomão as instruções necessárias e exorta os príncipes a auxiliarem-no nessa empreitada.
Cap.23 - David entroniza Salomão. Os deveres e o censo dos levitas.
Cap.24 - Ainda sobre os levitas e sua divisão em grupos.
Cap.25 - O censo dos cantores e músicos e a divisão deles em grupos.
Cap.26 - Os porteiros e seus deveres. Os diversos oficiantes.
Cap.27 - Os capitães das tribos. Os ministros do rei.
Cap.28 - David exorta os príncipes de Israel à obediência a Deus. Dá a Salomão o projeto do templo e também o ouro para os diversos utensílios.
Cap.29 - Os príncipes e suas ofertas para a obra do templo. Conclusão da história do rei David, seu reinado, seu caráter e sua morte.
Reflexões sobre os temas do Capítulo 22
1. Qual é o assunto principal dos dez primeiros capítulos de I Crônicas?
2. Que rei é o personagem principal deste livro?
3. Segundo o que foi dito pelo próprio David (cap.22), por que ele não pôde construir o templo do Senhor?
4. Quem fez a planta do templo? (cap.28)
5. Que profeta vivia em Israel na época de David?
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail