Nenhum resultado encontrado

    2 - Reis ii

     

    Parte 2 - Livros do Antigo Testamento

    Capítulo 21- O Segundo Livro dos Reis

    21. História do Segundo Livro dos Reis

    21.1- Os relatos do Livro II dos Reis abrangem um período de 334 anos, indo de 896 a 562 a.C. Os pontos de maior relevância histórica que podem ser destacados são: a ascensão de Elias; a personalidade e os milagres de Eliseu; os diversos reinados em Israel e Judah, dos quais se destaca o de Ezequias; o reinado de Josias e o início do cativeiro na Babilônia.

    21.2- O Segundo Livro dos Reis divide-se em 25 capítulos e 719 versículos. Para outras informações, vide o que foi dito no prefácio do I Livro dos Reis.

    21.3- Assuntos do Segundo Livro dos Reis

    Cap.1 - Acazias, rei de Israel, consulta o ídolo Baal acerca de sua saúde. Elias encontra-se com os mensageiros de Acazias e manda-lhe a resposta pedida. Acazias envia soldados para trazerem Elias, mas estes são feridos, o que se repete duas vezes. Por fim Elias vai a Acazias e lhe anuncia a morte. Acazias morre e Jeorão toma o lugar.

    Cap.2 - Elias, estando para ser tomado aos céus, é seguido por Eliseu a diversos lugares. Eliseu pede a Elias porção dobrada de seu espírito. Uma carruagem e cavalos de fogo tomam Elias aos céus. Eliseu fica com o manto de Elias e se vai. As águas do Jordão se dividem quando tocada pelo manto. Alguns profetas saem, em vão, a buscar Elias. Eliseu cura águas imprestáveis. Quarenta e dois rapazes são mortos por zombarem da calvície de Eliseu.

    Cap.3 - O reinado idolátrico de Jeorão, rei de Israel. Uma guerra contra os moabitas. Há uma seca e Eliseu, consultado por três reis, promete-lhes água. Os moabitas se confundem e são vencidos.

    Cap.4 - Eliseu faz multiplicar o azeite de uma viúva endividada. Eliseu é hóspede em casa de uma sunamita e lhe prediz o nascimento de um filho. Depois de alguns anos a criança morre e é ressuscitada por Eliseu. Eliseu faz sair um veneno que havia na panela. A multiplicação de pães e espigas para alimentar a cem pessoas.

    Cap.5 - Naaman, capitão sírio, é leproso. Vai a Israel em busca do profeta para o curar. O rei da Síria o recomenda ao de Israel, que se julga insultado. Eliseu manda chamarem Naaman e o manda mergulhar sete vezes no Jordão. Após relutar, Naaman assim faz e fica curado da lepra. Oferece presente a Eliseu, que o recusa. Mas o servo de Eliseu, Geazi, mente e toma o presente, pelo que fica leproso.

    Cap.6 - Eliseu faz flutuar um machado que caíra no rio. Indo ao rei de Israel, informa-o acerca dos desígnios do rei da Síria de atacar Israel. O rei da Síria manda homens buscarem Eliseu, mas estes ficam cegos; são, depois, libertos e devolvidos à Síria. Ben-Hadad cerca Samaria e há grande fome na cidade.

    Cap.7 - Eliseu, solicitado a Samaria pelo rei de Israel, prediz a abundância de víveres no dia seguinte. O campo do inimigo é achado arrasado. As notícias chegam à cidade. Certificando-se de que os sírios fugiram, o povo sai ao campo e daí têm a profusão de mantimento. Um que duvidara da profecia é morto pelo povo.

    Cap.8 - A ida da sunamita à terra dos filisteus e sua volta. Eliseu vai a Damasco encontra Ben-Hadad doente e prevê a sua morte. Hazael trai Ben-Hadad e o mata, reinando em seu lugar. Jeorão, filho de Jeosafá, é rei em Judah; seu governo perverso e a revolta que enfrentou. Morrendo, é substituído por Acazias. Acazias e Jorão, filho de Acabe, juntam-se contra Hazael.

    Cap.9 - Eliseu manda ungir Jeú rei de Israel. Proclamado rei, Jeú mata Jorão e Acazias e ordena a morte Jezebel, que acontece conforme havia sido profetizada.

    Cap.10- Jeú extermina a descendência de Acabe. Encontra-se com Jeonadabe e, simulando um sacrifício a Baal, reúne os idólatras e os mata. Também destrói a casa e a estátua de Baal. Mas Jeú não é inteiramente fiel a Deus.

    Cap.11 - Atalias destrói os descendentes reais de Judah, menos Joás, que se esconde na casa do Senhor por seis anos. Jeoiada, o sacerdote, chama os nobres e lhes mostra o herdeiro legítimo do trono. O templo é armado e Joás é ungido rei. Atalias, alarmado, é morto. Jeoiada leva o povo a um concerto com Deus. Instala-se o reino de Joás.

    Cap.12 - Joás faz bom reinado sob a instrução de Jehoiada, o sacerdote. Hazael assalta a cidade de Gath e depois vai sitiar Jerusalém. Jeoás dá os tesouros reais e sagrados por presente a Hazael, que desiste do ataque. Jeoás morre numa conspiração de deus servos.

    Cap.13 - Jeoacás reina dezessete anos em Israel. Seus vários atos e guerras contra os sírios. Morto, é substituído por Joás, que faz o mal aos olhos do Senhor. A morte de Eliseu. Um homem ressuscita ao ser sepultado sobre os ossos de Eliseu. Morre Hazael. Jeoás recupera muitas cidades tomadas pelos sírios.

    Cap.14 - Amazias reina e vence os edomitas. Desafia Jeoás, rei de Israel. Na guerra, o rei de Israel toma Jerusalém e leva para Samaria os tesouros da casa do rei. A morte desses dois reis. Azarias, filho de Amazias, é rei em Judah. Jeroboão II é rei em Israel e faz um governo perverso.

    Cap.15 - Azarias não remove os altos [onde se fazia culto aos ídolos]. Fica leproso e morre, tendo reinado vinte e dois anos. Segue-lhe Jotão, seu filho. Zacarias é mau rei sobre Israel. Shalum conspira contra ele e o mata. Shalum é morto por Menahem. Menahem faz um mal governo. É seguido por Pecaías e depois por Pecá. Tiglate-Pileser, rei da Assíria leva cativos os habitantes de muitas cidades. Oséias conspira contra Pecá e o mata, reinando em seu lugar. Jotão começa a reinar sobre Judah e faz bom reino. É sucedido por Acaz.

    Cap.16 - Acaz faz mau reino e restaura a idolatria na Judéia. Rezin, rei da Síria, sitia Jerusalém, mas não pode tomá-la. Acaz se submete e se alia a Tiglate-Pileser, pagando-lhe tributo. Tiglate toma Damasco e mata Rezin. Acaz, indo a Damasco, copia um altar de lá e o constrói no templo. Esse altar substitui o de cobre, designado por Deus. Acaz faz modificações no templo e nos objetos do culto.

    Cap.17 - A maldade do rei Oséias. Shalmaneser o submete e sitia a Samaria por três anos. Leva Israel para o cativeiro na Assíria e e lá dispersa os israelitas. A razão por que ISrael era assim afligido: sua rebeldia. Judah repete a má conduta de Israel. O Senhor rejeita a semente de Israel. O rei da Assíria instala diferentes nações em Samaria. Esse povo aprende o culto a JEHOVAH e o mistura com suas idolatrias. O estado dos israelitas e da terra de Israel.

    Cap.18 - Ezequias reina em Jerusalém, acaba com a idolatria e anda retamente diante do Senhor. Luta contra assírios e filisteus. Shalmaneser, rei da Assíria, ataca a Samaria e leva os israelitas para o cativeiro. Depois vai contra Jerusalém e sitia a cidade. Ezequias oferece pagar tributo a Shalmaneser, e o faz de seus tesouros. Mesmo assim, Shalmaneser envia grande exército contra Jerusalém. Um general de Ezequias aflige e insulta o povo de Jerusalém.

    Cap.19 - Ezequias chama o profeta Isaías. Este manda uma boa notícia, predizendo a derrota do exército assírio. Ezequias recebe uma carta de seu opressor insistindo para que se renda. Ele vai ao templo e ora ao Senhor. Isaías é enviado para assegurar-lhe de que a oração foi ouvida. Naquela mesma noite, um anjo fere 185.000 soldados assírios. O general assírio volta a Nínive e é morto por seus próprios filhos.

    Cap.20 - Ezequias adoece e Isaías lhe diz que morrerá. Ele se entristece e ora a Deus, e Deus lhe concede mais quinze anos de vida. O rei da Babilônia envia uma embaixada a Ezequias, que , ingenuamente, mostra os tesouros aos embaixadores. Isaías o reprova e prediz que Babilônia virá e levará os tesouros, e o povo irá para o cativeiro. A morte de Ezequias.

    Cap.21 - Manassés sucede seu pai, Ezequias. Reina 55 anos e enche toda a terra de idolatria e crime. Deus anuncia-lhe um pesado juízo. A morte de Manassés. Amon o sucede, reina dois anos e é igualmente perverso. É morto por seus servos e sucedido por Josias, seu filho.

    Cap.22 - Josias reina 21 anos. Faz reparos no templo, quando Hilquias encontra o livro da Lei que estava perdido. Shafan, o escrivão. lê o livro da Lei diante do rei e seus servos. O rei, grandemente afligido, manda consultar a profetisa Huldá acerca daquele livro. Ela manda uma profecia sombria, sobre os males que estavam para vir sobre Judah. Mas promete a Josias que esses males não aconteceriam em seus dias.

    Cap.23 - Josias lê o livro da Aliança diante do povo. Faz um concerto com o povo e destrói o culto idolátrico e as práticas perversas na terra. Também destrói a idolatria em Samaria. Expulsa os advinhos e médiuns. Celebra a páscoa. Seu caráter e sua morte. É sucedido por Jeoacás, que faz o mal perante o Senhor. É destronado pelo Faraó-Neco, e Eliakim, seu irmão, também chamado Jeoiaquim, é posto no trono. A terra se torna tributária do Egito. Jeoiaquim faz um governo mau.

    Cap.24 - Nabucodonosor submete Jeoiaquim, mas este se rebela após três anos. Povos estrangeiros invadem a terra. Jeoiaquim morre e Joaquim lhe sucede. Os babilônicos atacam os egípcios. Nabucodonosor leva Joaquim, sua família, os tesouro e todos os os chefes do povo para a Babilônia. Põe no trono a Matanias, e este faz mau governo e se rebela contra o rei da Babilônia.

    Cap.25 - O Nabucodonosor cerca Jerusalém. Depois de muito padecer, Jerusalém é tomada. Zedequias, o rei, ALIGN="JUSTIFY">Cap.25 - O Nabucodonosor cerca Jerusalém. Depois de muito padecer, Jerusalém é tomada. Zedequias, o rei, tentando fugir, é preso, e seus filhos são mortos diante de seus olhos, que são depois arrancados. Nabucodonosor incendeia o templo, derruba os muros de Jerusalém e leva os cativos do povo, deixando somente um poucos no campo. Leva todos os vasos do templo. Mata muitos nobres do povo e faz Gedalias governador dos pobres que ficaram na terra. Mas Ismael se levanta contra Gedalias e o mata. O povo, temendo a ira dos babilônicos por causa da rebelião de Ismael, foge para o Egito. Evil-Merodaque, novo rei na Babilônia, livra Joaquim da prisão.

     

    ***************************************

    Reflexões sobre os temas do Capítulo 21

    1. Cite os nomes de três grandes profetas que vemos neste livro.

    2. Cite três milagres que Deus fez operou por meio de Eliseu.

    3. Que rei destrui a casa de Acabe e manda executar Jezebel?

    4. Quem destrui o reino de Israel e leva os israelitas para o cativeiro?

    5. E quem destrui o reino de Judah e leva cativos os judeus?

    Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail 

    Postar um comentário

    Anterior Próxima

    نموذج الاتصال