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    3 - Salmos

     

    Parte 3 - Livros do Antigo Testamento

    Capítulo 29- O Livro dos Salmos

    29. História do Livro dos Salmos

    29.1 - Este livro é chamado "Sepher Tehilim", ou "Livro dos Louvores", em hebraico. Os Salmos eram cantados no serviço litúrgico judaico e freqüentemente acompanhados por instrumentos musicais diversos. Daí vem o nome "Salmo", de "Saltério", porque o saltério é um antigo instrumento semelhante à harpa. Por isso, na versão latina "Vulgata" o título deste livro é "Psalterium".

    29.2 - É dito genericamente que David foi o autor dos Salmos, mas ele só escreveu parte deles, uns 70, aproximadamente. Os outros autores foram: Salomão, que escreveu 2 Salmos; os filhos de Korah, 10; Asafe, 12; Heman, 1; Etan, 1; Moisés, 1. Além destes, há 53 outros Salmos de autoria desconhecida.

    29.3 - Há uma clara evidência em vários Salmos que eles foram inspirados numa linguagem profética, ou seja, tratavam de eventos e circunstâncias que se cumpririam na vinda do Senhor. Na verdade, há frases inteiras nos Salmos que prediziam com exatidão fatos relativos ao Senhor e palavras que Ele diria. Isto era do conhecimento dos cristãos desde os primeiros tempos, porque eles viram na obra do Senhor Jesus Cristo a realização de vários Salmos proféticos, como os seguintes:

    "Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu cal-canhar" (Salmo 41:9. Compare com Mateus 26:21 a 24).

    "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que te alongas das palavras do meu bramido, e não me auxilias?" (Salmo 22:1. Compare com Mateus 27:46).

    "Tudo isto disse Jesus por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo". (Mateus 113:34,35 citando o Salmo 78, vers.2)

    O apóstolo Pedro fez a seguinte menção a um dos Salmos (o de nº 16):

    "Porque dele disse David: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido. Por isso se alegrou o meu coração e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança". (Atos 2:25,26 citando Salmo 16:8,11).

    29.4 - Os Salmos não contêm datas ou referências diretas que indiquem a época em que foram escritos. Mas é possível, pelo assunto de alguns deles, fixar alguma data referencial. Assim, parece que 17 dos Salmos foram escritos por David na época em que fugia de Saul, isto é, entre 1065 e 1055 a.C. Outros 16 ele teria escrito no início de seu reino, após a morte de Saul, isto é, entre 1055 e 1045 a.C. Durante a rebelião de Absalão (1024 a.C.) teria escrito mais 8 e, após aquela data, mais 10. Presume-se também que 48 dos Salmos foram escritos durante o cativeiro na Babilônia (entre 590 e 520 a.C.) e 49 depois do cativeiro.

    29.5 - Os hebreus dividiram os Salmos em cinco livros, divisão essa que foi observada também pelos primeiros patriarcas cristãos:

    Livro I: do Salmo 1 ao 41;

    Livro II: do Salmo 42 ao 72;

    Livro III: do Salmo 73 ao 89;

    Livro IV: do Salmo 90 ao 106;

    Livro V: do Salmo 107 ao 150.

    Os livros I, II e III se encerram com a expressão "Amém e Amém". O livro IV se encerra com a expressão "Amém e Aleluia" ("Hallelujah" [Hallelu-JAH] quer dizer "louvai JEHOVAH"). E o último livro termina com "Aleluia".

    29.6 - O número dos Salmos é de 150, mas existe uma diferença entre a numeração nas Bíblias adotadas pela Igreja Católica (que está como na Septuaginta e na Vulgata) e as demais Bíblias de outras versões. A diferença existe desde a tradução grega Septuaginta, que reuniu os Salmos 9 e 10 em apenas um, de número 9. Reuniu também os Salmos 114 e 115 em outro, que ficou sendo, conseqüentemente, o de número 113. Já o Salmo 116 foi dividido em dois, passando a ser os de número 114 e 115. E, finalmente, o Salmo 147 foi também dividido e ficou sendo 146 e 147. Assim resultou que, embora haja esta diferença de numeração, a soma dos Salmos é sempre a mesma, 150. O total de versículos do livro dos Salmos é de 2527, segundo a divisão massorética.

    29.7 - Os Assuntos do Livro dos Salmos

    29.7.1 - Os temas dos Salmos são os mais variados. O ponto central é sempre a redenção do homem, a destruição das forças do mal e a glorificação do Senhor. A misericórdia Divina e Seu poder para salvar o frágil ser humano. Os adversários, claramente simbólicos, são os pagãos perseguidores, as nações opressoras, os judeus apóstatas e os próprios males do coração, inimigos do espírito. Nesse plano geral, os Salmos são orações ou súplicas pelo socorro Divino, ações de graças por Seu livramento e confiança em Sua misericórdia.

    29.7.2 - A respeito dos assuntos dos Salmos, o autor J.C.Rodrigues, em sua obra "Estudo Sobre o Velho Testamento" (Rio, 1921), escreveu:

    "É difícil classificar a matéria dos Salmos. Algumas autoridades os dividem em salmos de louvor, de ação de graças, de queixa, didáticos, etc. Mas isto é inútil, pois é raro o salmo que não se possa classificar em mais de um assunto. Entretanto, é claro que há entre eles:

    "1º) Hinos (Tehilim) dirigidos ao Altíssimo ora como o Creador do Universo e Senhor de todas as cousas (7,18,64, 103,144,147); ora como Protector de Israel (19, 28, 32, 45, 46, 47, 65, 66, 74, 75, 134, 135); ora como o Protector de indivíduos, em ação de graças por sua libertação (17, 29, 33, 39, 137), etc. Estes Salmos contêm as mais elevadas referências sobre o caráter de Deus que servem de base para o estudo teológico.

    "2º) Os hinos do serviço litúrgico, como, por exemplo, 14, 23, 47, 80, 86, 131, 134.

    "3º) Salmos morais e religiosos com pensamentos subjetivos mostrando a confiança em Deus, o amor do serviço do santuário, orações para o perdão dos pecados, e os que se limitam a repetir grandes verdades religiosas. São exemplos dos primeiros: 22, 41, 43, 51, 90, 120, 124, 126, 127. Dos segundos: 41 e 42. Dos terceiros, o Salmo 50. E dos outros há muitos, como 14, 31, 33, 49, 12, etc.

    "4º) Há também os Salmos elegíacos, queixando-se de injustiças particulares, ou lamentando as injustiças e erros nacionais, e esses quase todos são os menos antigos. Há outros com lamentações sobre o pecado e a maldade no mundo (9, 11, 13, 35).

    "E há outros, nacionais e referentes ao Rei.

    "Desta resenha do conteúdo da coleção se vê como é amplo o campo que cobre esta obra-prima, este livro clássico de louvor e de preces a Deus. Não há no mundo uma coleção de escritos que nos leve para mais perto de Deus, do que esta. Como em nenhuma outra o homem abre nela o seu coração em emoções quentes de fé e confiança, ora pedindo perdão dos pecados, ora agradecendo a fonte de todas as suas alegrias, ora expandindo-se em manifestações de admiração e regozijo pela onipotência, glória, justiça e misericórdia de Deus; pela sabedoria que presidiu a Criação do mundo e com que o governa; e sobretudo pela Sua providência especial para o Seu povo de Israel, a cujo rei David Ele prometera que seu filho se assentaria eternamente sobre o trono. De fato, no seu conjunto os Salmos apresentam o quadro mais grandioso da verdadeira religião, da santa ligação e comunhão com Deus, numa fé intensa e enérgica".

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    Capítulo 30 - Avaliação

    1 - Qual é a origem do nome deste livro?

    2 - Que se pode dizer a respeito da autoria dos Salmos?

    3 - Cite dois Salmos em que se pode ver claramente uma profecia acerca do Messias.

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