Parte 3 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 41- O Livro de Obadias
41. História do Livro de Obadias
41.1- Desde os tempos mais antigos os estudiosos e comentaristas bíblicos têm levantado questões sobre a pessoa de Obadias, quem ele era, quando viveu e em que época profetizou. Até hoje não foi possível responder com certeza estas indagações, e as referências que temos sobre esse profeta são somente as que encontramos em seu livro.
41.2- Obadias profetizou a respeito de Edom, e por isso deve ter vivido mais ou menos na época da tomada de Jerusalém por Nabucodonosor, o quer aconteceu por volta do ano 588 a.C., pois nessa época aconteceu também a destruição de Edom pelo mesmo rei assírio. O único fato histórico mencionado neste livro é o que se acha no versículo 11: fala do dia em que povos estrangeiros assaltaram Jerusalém, entraram por suas portas e lançaram sortes sobre a cidade. Daí vem a suposição acima, a respeito da época em que ele viveu.
41.3- O profeta Obadias previu a destruição de Edom pelos caldeus e também pelos judeus, que haviam sido tratados cruelmente pelos idumeus (os habitantes de Edom).
41.4- O LIVRO DE OBADIAS
41.4.1- Escrito possivelmente no ano 588 a.C., o livro de Obadias tem apenas 1 capítulo com 21 versículos, sendo, por conseguinte, o livro mais curto da Palavra. .
41.5- Assuntos do Livro de Obadias
Cap.1- É dito que Deus levantaria as nações contra Edom e ninguém seria deixado; os inimigos procurariam o povo e o subjugariam. Profecia de restauração dos judeus do cativeiro babilônico e sua vitória sobre todos os inimigos.
* * * * * * * * * * * *
Avaliação do Capítulo 41
1- Quem era a pessoa citada no vers.6 e outros?
2- Que faltas os idumeus (descendentes de Edom [Esaú]) cometeram em relação a Jacob? (vers.10-13)
3- Que promessa é feita a Israel (no fim do livro)?
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail