Parte 3 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 40- O Livro de Amós
40. História do Livro de Amós
40.1- Amós era da cidade de Tekoa, na província de Judah, que ficava não muito distante de Jerusalém. Mas não se sabe se era ou não descendente de Judah. Talvez tenha nascido no reino de Israel, pois sua missão era principalmente entre os israelitas. Ele viveu por volta do ano 780 antes de Cristo.
40.2- Amós profetizava em Betel, o lugar onde havia ídolos em forma de bezerros de ouro. O sumo-sacerdote lá era Amazias e o rei era Jeroboão. Amós falava contra a idolatria dos israelitas e isto causou a ira ao sacerdote, pois este apoiava a idolatria e a maldade de Jeroboão. Amazias, então, acusou Amós perante o rei Jeroboão, dizendo que Israel não poderia suportar as palavras do profeta. Depois Amazias disse ao próprio Amós para fugir para Judah e não profetizar mais contra Betel, pois era ali era a corte do rei.
40.3- Ao responder a Amazias, Amós disse: "-Eu não era profeta nem filho de profeta, mas boiadeiro e apanhador de figos. E o Senhor me chamou quando eu seguia o rebanho, e me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel". E Amós continuou falando a Amazias, dizendo-lhe que, porquanto ele o repreendera para que não profetizasse mais em Betel, um grande mal sobreviria à casa de Amazias; e Israel seria levado para o cativeiro.
40.4- Depois disso, Amós foi para o reino de Judah e lá ficou na cidade de Tekoa, onde continuou a profetizar. Ele escreveu várias passagens queixando-se da violência daqueles que queriam obrigá-lo a se calar, e clamanxando-se da violência daqueles que queriam obrigá-lo a se calar, e clamando contra as desordens de Israel. Predisse as desgraças em que o reino de Israel cairia depois da morte de Jeroboão (II); falou da morte de Zacarias, da invasão da terra por Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e do cativeiro das dez tribos. Também repreendeu o povo de Israel por causa dos ídolos que eles conservavam e cultuavam em Betel, Dan, Gilgal e Bersheba, e por jurarem pelos deuses desses lugares.
40.4.1- A mensagem de Amós é uma lamentação a respeito do estado caído da casa de Israel e um apelo a que se busque o Senhor. O estado de Israel era de fato triste. A nação estava caída e não havia quem a erguesse; seria despovoada pela guerra (Amós 5:3); e ainda mais triste seria sua condição por ter-se desviado do juízo e da justiça (vers.7 e 10). Mas as profecias de Amós faziam um veemente apelo a que buscassem o bem e não o mal; que aborrecessem o mal e amassem o bem; que estabelecem a justiça em seu meio. Eram profecias que apelavam a um sentido mais definido de justiça e dever, por mais consideração pelo estado dos necessitados e por mais decisão em se deixar o mal em suas variadas formas. Eram, especialmente, um convite para a vida: se buscassem ao Senhor, receberiam a vida (Amós 5:4).
40.5- O LIVRO DE AMÓS
40.5.1- Amós começou a profetizar dois anos após um terremoto que houve na terra de Canaan, nos dias do rei Uzias. A primeira das profecias, pela ordem em que foram dadas, é a que está no capítulo 7. As outras ele profetizou quando se retirou para Tekoa. Os dois primeiros capítulos são de profecias dirigidas contra a impiedade de vários reinos e cidades, como Damasco, na Síria, Tiro, Judah e as dez tribos, além dos filisteus, idumeus, amonitas e moabitas. Os males mencionados nessas profecias são os ataques dos reis inimigos Salmaneser, Tiglate-pileser, Senaqueribe e Nabucodonosor, que causaram muita destruição a Israel e Judah e, por fim, os levaram cativos.
40.6- Assuntos do Livro de Amós
Cap.1- Palavras contra os sírios, os idumeus e os amonitas, por causa de suas transgressões e maldades, que são enumeradas.
Cap.2- Palavras contra Moabe, Judah e Israel. Descreve os seus pecados e fala do desgosto do Senhor com Israel; os castigos a que estariam sujeitos.
Cap.3- Palavras de reprovação às doze tribos em geral, mas em particular ao reino de Israel; o povo não poderia esperar o favor de Deus enquanto permanecesse em seus males. As nações vizinhas são chamadas a presenciarem a condição de Israel.
Cap.4- Israel é reprovado por sua oposição; a idolatria é descrita; a impenitência e o castigo iminente.
Cap.5- Lamentação pela casa de Israel; exortação para que Israel renuncie às suas idolatrias e busque o Senhor; descreve a grandeza do Senhor. Reprovação aos maus e a grosseira idolatria do povo.
Cap.6- Ainda sobre a idolatria do povo; os castigos de peste, fome e seca.
Cap.7- Deus mostra a Amós, por meio de visões, o julgamento que virá sobre Israel. Fala sobre uma praga de gafanhotos e um fogo devorador. Amazias persegue Amós e o denuncia ao rei. Amós fala de um grande mal que viria à casa de Amazias e ao reino de Israel.
Cap.8- Visão sobre o futuro de Israel, que é reprovado por sua injustiça; a desolação de Israel é figurada; o povo teria fome da Palavra de Deus.
Cap.9- Outra visão em que é declarada a ruína final do reino israelita e é dito que o povo se espalharia entre as nações. Mas fala, finalmente, de um tempo em que o povo seria trazido de volta do cativeiro e habitaria em paz em sua terra.
* * * * * * * * * * * * *
Avaliação do Capítulo 40
1- Onde AMÓS viveu e para onde se retirou depois?
2- O que Amós fazia ao ser mandado profetizar pelo Senhor?
3- Que aconteceu entre Amós, o rei e o sacerdote, de acordo com o relato do cap.7?
4- Ainda que muitas expressões mencionadas nos profetas tenham uma significação obscura, pelo fato evidente de serem parábolas ou símbolos, é importante examinar em detalhes o sentido literal, como se segue. Faça, portanto, uma relação entre as iniqüidades cometidas pelos diversos reinos (cujos nomes estão citados abaixo) e o tipo de castigo que elas lhes trariam (veja cap.2):
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
{ 1 }Moabe { 2 }Judah { 3 }Israel { 4 }Damasco { 5 }Gaza { 6 }Tiro { 7 }Edom { 8 )Amon
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
{ } -Porque venderam os justos por dinheiro, o pobre por um par de sapatos.
{ } -Porque espancara um par de sapatos.
{ } -Porque espancaram Gileade com instrumentos de ferro.
{ } -Porque levaram os cativos para entregarem a Edom.
{ } -Porque queimaram os ossos do rei de Edom.
{ } -Porque entregaram os cativos a Edom.
{ } -Porque perseguiram seu irmão com espada.
{ } -Porque partiram mulheres grávidas para lhes tomar a terra.
[ ]- Viria fogo sobre Teman e devoraria os palácios de Bozra
[ ]- Fogo contra a casa de Hazael e os palácios de Ben-Hadad
[ ]- Fogo contra os muros de Gaza e os seus palácios
[ ]- Fogo contra os muros de Tiro e os seus palácios
[ ]- Fogo que devoraria os palácios de Kirioth
[ ]- Fogo que devoraria os palácios de Jerusalém
[ ]- Vários castigos (veja vers.13 a 16, cap.2).
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail