Parte 3 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 47- O Livro de Ageu
47. História do Livro de Ageu
47.1- Ageu nasceu provavelmente durante o cativeiro dos judeus na Babilônia. Ele foi o primeiro profeta a ser enviado aos judeus quando estes voltaram para a sua terra. Sua mensagem a eles era de ânimo, encorajando-os a empreenderem a obra de reconstrução do templo, obra essa que estava parada a uns quatorze anos. Para se entender melhor o sentido da mensagem de Ageu para o povo de Judah naquela época e, conseqüentemente, o sentido genuíno de sua mensagem para a Igreja do Senhor em todos os tempos, é preciso examinar também as circunstâncias históricas em que suas profecias foram dadas.
47.2- Os judeus viviam na Babilônica, como foi visto, para onde foram exilados pelo rei Nabucodonosor. Lá ficaram durante uns 70 anos, aproximadamente. Durante esse tempo, vários reis se sucederam no trono, até que este foi tomado por Ciro, o rei do grande império medo e persa que tomou também a Babilônia. Foi este Ciro que permitiu a volta dos judeus para Jerusalém. Ciro publicou um edito autorizando os judeus não só a retornarem à sua terra, como também a levar toda a riqueza que lhes tinha sido tomada por Nabucodonosor, de acordo com o que já vimos no livro histórico de Esdras e Neemias.
47.3- Com a ordem de Ciro, e tendo como governador a Zorobabel, neto do rei Joaquim, e como sacerdote a Josué, filho de Josadaque, o povo retornou à terra de Judah e começou o trabalho de reedificação do templo. Embora fosse descendente de David, Zorobabel não era um rei, mas somente um governador nomeado por Ciro, pois o poder ainda era dos persas. Ele e Josué,o sacerdote, iriam cuidar de todos os negócios religiosos e nacionais. Ciro morreu em 529 a.C., sendo sucedido pelo rei Artaxerxes, depois por Cambyses (morto em 522 a.C., e depois por Dario Hystaspes (não deve ser confundido com o outro Dario, que viveu na época de Daniel. A obra de reconstrução do templo foi iniciada no segundo ano do reinado de Ciro, isto é, entre 536 e 534 a.C..
47.4- Como o Senhor havia dito por outras profecias, passados 70 anos de cativeiro, o remanescente do povo judeu iria voltar à sua terra. A terra de Judah seria reedificada por seus filhos. Agora chegava o tempo. Mas quando começaram os trabalhos, os judeus foram procurados pelos novos vizinhos, os samaritanos: queriam ajudar o povo judeu nessa reconstrução. Todavia, por razões religiosas e devido aos estatutos que queriam agora observar com rigor, os judeus recusaram o auxílio samaritano. Em vista desta recusa, e movidos pelo sentimento de inveja, os samaritanos foram ao rei Artaxerxes e, caluniando, conseguiram com que este rei mandasse interromper as obras. E assim, durante 16 anos, aproximadamente, os judeus ficaram na terra de Judah sem cuidar das obras do templo. Além disso, passaram a ficar muito ocupados com suas próprias casas e seus próprios negócios, e a causa de seu retorno à terra foi esquecido. Quando se lhes diziam da necessidade de retomarem as obras, respondiam: "Ainda não é hora de reconstruir a casa do Senhor".
47.5- Então lhes foi enviado o profeta Ageu. Ageu profetizou no ano 520 a.C.. Através dele o Senhor disse que era, sim, chegada a hora de voltar a Jerusalém e reconstruir o templo. E o Senhor disse mais, que, enquanto eles não decidissem a fazer isso, o trabalho e os negócios deles na Babilônia não prosperariam, como se estivessem guardando dinheiro em bolsas furadas.
47.6- Assim, novamente liderados por Zorobabel e pelo sacerdote Josué, agora animados pelo profeta Ageu (também pelo profeta Zacarias), eles reiniciam a obra de reconstrução do templo do Senhor em Jerusalém, o templo que tinha sido destruído por Nabucodonosor. Desde aquele momento em diante, o Senhor lhes abençoou e o seu trabalho foi frutífero. A história da volta dos judeus e da reconstrução do templo e da cidade, bem como a relação das pessoas que retornaram e as obras realizadas, foi dado no livro histórico de Esdras, já visto anteriormente.
47.7- O LIVRO DE AGEU
47.7.1- Ageu escreveu seu livro no ano 520 a.C., isto é, do 6º ao 9º mês do ano II do reinado de Dario. Seu livro tem somente dois capítulos e 38 versículos.
47.8- Assuntos do Livro de Ageu
Cap.1- O profeta reprova o povo e os líderes por negligenciarem e demorarem a obra de construção do templo. Fala-lhes que essa negligência era a causa de seus trabalhos serem infrutíferos. Ele anima-os a fazerem a obra, para o que terão as bênção de Deus.
Cap.2- O povo é encorajado a prosseguir o trabalho do templo. É dito que a glória desse novo templo seria maior do que a glória do templo anterior. O Senhor faz promessas de tempos férteis e frutíferos.
* * * * * * * * * * * *
Avaliação do Capítulo 47
1- Explique o papel que cada uma das pessoas abaixo citadas tiveram, conforme o relato deste livro:
a) Zacarias
b) Zorobabel
c) Ciro
d) Ageu
e) Cambyises
f) os judeus
g) os samaritanos
h) Josué, filho de Josadaque
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail