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    4 - Paulo

     Parte 4 - Livros do Novo Testamento

    Capítulo 58

    Introdução às Cartas de Paulo

    58. História das Cartas de Paulo

    58.1- Como vimos nos "Atos", Paulo é o nome romano de Saulo ou Saul. Saulo ou Paulo era judeu da tribo de Benjamim (Rom.11:1, 2 Cor.11:2), autêntico seguidor do judaísmo, embora tivesse nascido não na Judéia, mas na Cilícia, por volta do ano 2 antes de Cristo. Sendo filho de pais judeus influentes, Saulo herdou a cidadania romana, o que lhe conferia certos privilégios junto às autoridades políticas dominantes, tanto de Roma quanto das que eram estabelecidas pelos romanos nas regiões dominadas.

    58.2- A educação de Saulo foi notadamente judaica. Ainda rapaz, foi mandado para Jerusalém a fim de ser instruído pelos rabinos nos livros das Leis e nas tradições judaicas. Foi orientado por Gamaliel, um rabino famoso da seita dos fariseus. Assim como o seu mestre, Saulo também era fariseu, "extremamente zeloso das tradições de seus pais" (Gálatas 1:14). Dos fariseus foi que Saulo herdou a autoconfiança, o orgulho e, por assim dizer, a intolerância que lhe foi peculiar durante uma longa fase em sua vida, o que se observa mesmo em algumas de suas epístolas.

    58.3- De grande erudição, Saulo estava em contato com a cultura grega. Devido à cidadania romana, gozava de vantagens sociais. Mais tarde, porém, parece que teve de abrir mão de certas condições, pois é dito que se dedicava à fabricação de tendas para se manter, pelo menos durante parte do período em que foi apóstolo missionário.

    58.4- Quando foi citado pela primeira vez no livro dos "Atos", Saulo se distinguia como um dos mais ferrenhos inimigos da recem-surgida seita cristã. Era inimigo pertinaz dos primeiros cristãos, consentindo na perseguição e até no martírio desses, como foi o caso no apedrejamento de Estêvão (Atos 7:58-60). Tanto empenho tinha ele em abafar a nova religião surgida na Judéia, que chegou a pedir, e obteve, uma ordem dos líderes fariseus que o comissionou à cidade de Damasco, onde Saulo iria às sinagogas para prender, dentre os judeus, aqueles que tivessem se convertidnagogas para prender, dentre os judeus, aqueles que tivessem se convertido ao cristianismo e trazê-los a Jerusalém.

    58.5- Nessa ida a Damasco em perseguição aos novos cristãos, Saulo tem uma visão que muda inteiramente a sua vida. Ele testifica que viu o Senhor Jesus, a Quem ele perseguia. Saulo, tocado por essa aparição, ficou temporariamente cego, tendo sido curado também por uma intervenção miraculosa. Sendo auxiliado pelos cristãos de Damasco, veio a ser, desta feita, um dos mais ardorosos defensores e divulgadores da doutrina cristã. Teve seu nome mudado para Paulo (que quer dizer "pequeno") a partir daí.

    58.6- Depois de muitos dias, quando já tinha se iniciado na doutrina cristã, Paulo começou a ser também perseguido já em Damasco, de onde teve de sair fugido (Atos 9:23-25) para a Arábia (Gál.1:17); após uns três anos ele voltou para Jerusalém. No início, teve dificuldades em ser aceito pelos que eram apóstolos cristãos desde o começo, mas depois foi recebido por eles, chegando até a argumentar muito enfaticamente com os demais apóstolos sobre a necessidade de a igreja cristã se desligar dos ritos judaicos, ser universal e não ficar restrita aos judeus, a fim de não se tornar um mero ramo do judaísmo. Entendendo que sua missão era especialmente entre os gentios, Paulo empreendeu diversas viagens missionários, divulgando o cristianismo e ensinando regras de vida cristã. Sua contribuição foi decisiva para a expansão da nova religião no mundo conhecido da época, ainda mais porque, com sua erudição helenística, veio a ser um argumentador e escritor de grande poder.

    58.7- As Epístolas ou cartas escritas por Paulo assumem uma importância significativa porque são, de toda a Bíblia, os livros mais lidos, mais estudados nas classes e mais observados nas igrejas cristãs de hoje, especialmente as evangélicas, ainda mais que os próprios Evangelhos.

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