Parte 3 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 43- O Livro de Miquéias
43. História do Livro de Miquéias
43.1- Miquéias, o morastita (nascido em Moresa, ou Moresheth-gath, uma vila situada no reino de Judah, ao sul de Jerusalém), é o sexto dos profetas menores. Viveu durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judah, e entregou suas profecias por um período de quase 50 anos. Era, portanto, contemporâneo de Isaías. O nome Miquéias vem do hebraico "Micah", que quer dizer: "quem é semelhante a JEHOVAH?". Este profeta mostra a grandeza do Senhor em fazer sair o bem de um mal. Isto é claro pelos últimos versículos, que dizem: "Quem é um Deus semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade...?".
43.2- As profecias de Miquéias falam das calamidades de Samaria, que foi tomada por Salmaneser e reduzida a um monte de pedras. Falam também sobre Judah e declara os sofrimentos que Senaqueribe traria sobre o reinado de Ezequias. Também prevê o cativeiro das dez tribos.
43.3- Depois desses terríveis prenúncios, Miquéias fala do reinado do Messias e do estabelecimento de uma nova Igreja. Fala do tempo de paz que haveria após o retorno do cativeiro babilônico e que era uma figura do reino do Messias. Miquéias prediz que o Senhor nasceria em Belém e Seu domínio se estenderia a todas as partes da terra.
43.4- O LIVRO DE MIQUÉIAS
43.4.1- O período em que Miquéias profetizou deve ter ido do ano 750 ao 700 a.C. O primeiro capítulo foi certamente escrito antes da queda de Samaria (721 a.C.). Suas profecias constituem um livro de apenas sete capítulos e 113 versículos.
43.5- Assuntos do Livro de Miquéias
Cap.1- Profecias contra Samaria e Jerusalém. Várias cidades são ameaçadas com a destruição.
Cap.2- Fala do julgamento daqueles que tramam o mal e oprimem.Fala da maldade de Israel.
Cap.3- Deus rejeitaria as orações dos maus. Os videntes e advinhadores ficariam confundidos.
Cap.4- O futuro estabelecimento da casa de Deus; muitas nações viriam adorar ao Senhor.
Cap.5- Fala do nascimento do Salvador, em Belém Efrata, e as vitórias que Ele teria sobre os perversos. Os inimigos do povo de Deus seriam destruídos.
Cap.6- O Senhor chama a atenção do povo e lembra o que fez aos antigos, livrando-os dos inimigos. O profeta repreende o povo por sua rebeldia.
Cap.7- O profeta lamenta o crescimento da impiedade, que continua existindo na terra. Prediz a queda da Babilônia e fala da grandeza de Deus.
* * * * * * * * * * * *
Avaliação do Capítulo 43
1- Qual foi a época de Miquéias
2- A quem foram dirigidas as suas profecias ?
3- Localize e escreva o versículo em que Miquéias fala onde o Senhor nasceria.
4- Em seguida, procure no Evangelho de Mateus (cap.2) o versículo que confirma o cumprimento desta profecia de Miquéias, provando que Jesus Cristo era o Salvador esperado.
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail