Parte 3 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 49- O Livro de Malaquias
49. História do Livro de Malaquias
49.1- Malaquias é o derradeiro profeta do Antigo Testamento judaico. Ele viveu muito depois do tempo de Ageu e Zacarias, porque em sua época a obra de reconstrução do templo já tinha sido concluída, como se pode deduzir pelo que é dito no cap.3, vers.10, onde é mencionado um compartimento do templo chamado "casa dos tesouros", onde se depositavam as ofertas trazidas à casa do Senhor. A época de Malaquias teria sido entre 415 e 397 antes de Cristo.
49.2- Embora o começo do livro de Malaquias mencione o nome de Israel, Malaquias viveu e profetizou no reino de Judah. O reino de Israel não existia mais na época de Malaquias, mas o seu nome, "Israel", continuou a ser usado para designar o povo judeu em geral.
49.3- Em suas profecias, Malaquias começa por mostrar como Deus tem sempre amado a Jacob, isto é, a npor mostrar como Deus tem sempre amado a Jacob, isto é, a nação de Israel e Judah. Diz que eles reconhecem que Deus é seu Pai, mas não Lhe dão a devida honra. O profeta fala a respeito da profanação que eles fazem do altar do Senhor. Grande parte da culpa desse estado cabe aos sacerdotes que, por sua negligência e seu descaso, têm contribuído para a ruína do povo. Fala de outras transgressões cometidas pelo povo, mas também promete a vinda do Senhor, chamado "Anjo da Aliança" e "JEHOVAH Zebaoth".
49.4- O Livro de Malaqias é o último dos profetas menores e também o último livro do cânon cristão do Antigo Testamento. O livro de Malaquias tem 4 capítulos e 55 versículos.
49.5- Assuntos do Livro de Malaquias
Cap.1- O povo e os sacerdotes especialmente são reprovados por causa de sua hipocrisia; profanaram os sacrifícios e por isso seriam escolhidas outras nações que tivessem mais reverência a Deus.
Cap.2- Os sacerdotes são reprovados por causa de sua infidelidade no ofício; fala sobre a aliança com o Senhor, que foi esquecida. O povo também é repreendido por ter-se casado com mulheres estrangeiras.
Cap.3- O Messias promete enviar um mensageiro para preparar o caminho diante dEle. Haveria um juízo para purificar e preparar o povo. A sorte dos fiéis.
Cap.4- Fala da época do Advento: um profeta, Elias, seria enviado antes do dia da vinda do Senhor.
* * * * * * * * * * * *
Avaliação do Capítulo 49
1- Quais os assuntos principais do livro de Malaquias?
2- Quais são as últimas instruções do Antigo Testamento, que o Senhor deu a Judah, no capítulo 4 (vers.4) deste livro?
3- A fim de conhecer bem a ordehecer bem a ordem dos livros proféticos do Antigo Testamento, tente relacionar, de memória, esses livros.
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail