Parte 3 - Livros do Antigo Testamento
Capítulo 37- O Livro de Daniel
37. História do Livro de Daniel
37.1- Daniel viveu mais ou menos na mesma época de Ezequiel, ou seja, por volta de seis séculos antes de Cristo, na época em que a nação judaica foi destruída e o povo conduzido para o cativeiro na Babilônia, na época do rei Jeoiaquim, sendo Daniel ainda muito criança. Daniel, com mais três companheiros, Ananias, Misael e Azarias, ainda muito jovens, foram escolhidos para viver no palácio real e assim receber uma educação especial. Antes disso, eles já tinham recebido boa instrução nas leis de Moisés e dos judeus. Mas, mesmo sendo designados para receberem tal formação, eles não perderam a condição de cativos.
37.2- Daniel foi instruído em toda a sabedoria dos caldeus e logo se distinguiu no reino babilônico. Ao mesmo tempo, conservava a fé no Senhor e cultivava os conhecimentos que recebera dos Livros sagrados da Palavra. Depois de ter interpretado o sonho de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Daniel foi elevado a uma alta posição no reino. Mais tarde, essa posição despertou a inveja de muitos governantes da região, que procuraram acusá-lo de infidelidade ao rei e assim tirar-lhe a vida, lançando-o numa cova onde havia leões, mas nada conseguiram. A fama da sabedoria de Daniel era tão grande, mesmo em sua época, que ele chegou a ser citado pelo profeta Ezequiel (Ezequiel 28:3) como padrão de sabedoria e comparado a Noé e Job (Ezequiel 14:14-20) por sua justiça.
37.3.- Daniel conquistou o respeito de vários reis que sucederam Nabucodonosor: de Belsazar, de Dario, rei da Média, e Ciro, rei da Pérsia.
37.4- Parece que todo o tempo da vida de Daniel ele passou na Babilônia, e que não retornou a Judah quando o cativeiro findou, após 70 anos, pois já era de avançada idade.
37.5.1- Como o livro anterior, de Ezequiel, o livro de Daniel também pode ser classificado como tendo duas partes. A primeira é a parte histórica, que fala dos eventos acontecidos no reino babilônico durante a época do cativeiro judeu. Vai até o capítulo 6. E a segunda parte, que vai do 7º ao 12º capítulo, é a que traz as visões e profecias de Daniel sobre os acontecimentos futuros da época da vinda do Salvador ao mundo.
37.5.2- O Livro de Daniel tem 12 capítulos e 357 versículos.
37.6- Assuntos do Livro de DANIEL
Cap.1- A história de Daniel e seus companheiros na corte de Nabucodonosor. A educação de Daniel e outros jovens hebreus.
Cap.2- O sonho de Nabucodonosor. A interpretação de Daniel da estátua de metal. Daniel e seus companheiros são promovidos com grande honra.
Cap.3- Nabucodonosor faz uma estátua de ouro para ser adorada. Os três hebreus são condenados por desobediência e lançados no fogo. Mas Deus os livra e são favorecidos por um decreto do rei.
Cap.4- O rei relata o sonho que teve, de uma grande árvore. Daniel interpreta o sonho. O rei enlouquece. O relato de uma festa em que o rei Belsazar profana os vasos sagrados do templo.
Cap.5- A mensagem Divina para Belsazar. Daniel é chamado para interpretar a mão escrevendo sobre a parede. Daniel recebe grande poder no reino.
Cap.6- Daniel é invejado, acusado e injustamente lançado na cova dos leões. Ele é milagrosamente salvo e os invejosos são castigados.
injustamente lançado na cova dos leões. Ele é milagrosamente salvo e os invejosos são castigados.Cap.7- A visão de Daniel dos quatro animais simbólicos. Um anjo interpreta a visão de Daniel. Fim da visão de acordo com a explicação do anjo.
Cap.8- A visão de um carneiro e de um bode. Gabriel interpreta a visão de Daniel, que se impressiona intensamente com a visão.
Cap.9- Daniel ora ao Senhor pelo seu povo. O anjo Gabriel é mandado para confortá-lo. A interpretação das setenta semanas. São feitas várias referências às setenta semanas.
Cap.10- Uma mensagem Divina é enviada a Daniel. Um anjo anuncia a Daniel os acontecimentos dos últimos dias.
Cap.11- Um outro anjo é enviado para confortar Daniel. O anjo mostra a sucessão de reis na Pérsia, Grécia, Egito e Síria.
Cap.12- A derrota final do rei do Norte. O Justo se levantará para uma gloriosa ressurreição. Daniel é informado do resultado dessas maravilhas. É assegurado a Daniel que ele repousará no seu próprio lugar até o fim dos dias.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Avaliação do Capítulo 37
1- Onde e em que época viveu DANIEL viveu?
2- Qual foi a preparação especial que ele recebeu na corte babilônica? (veja cap.1, vers.1-5)
3- O que aconteceu no segundo ano do reinado de Nabucodonosor? (veja cap.2)
4- Por que Daniel foi perseguido e o que lhe aconteceu por causa de sua fidelidade a Deus? (veja cap.6)
5- Cite uma profecia em que Daniel fala da vinda do Messias.
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail