Nenhum resultado encontrado

    2 - Samuel ii

     

    Parte 2 - Livros do Antigo Testamento

    Capítulo 19- O Segundo Livro de Samuel

    19. História do Segundo Livro de Samuel

    19.1 - Este livro é uma continuação da história precedente, sem qualquer interrupção; por isso, mal pode ser chamado de "outro" livro. Na verdade, eles constituíam um único livro que foi separado em dois. Os relatos contidos neste segundo livro de Samuel aconteceram entre 1056 a 1016 A.C. O livro tem 34 capítulos e 695 versículos.

    19.2 - Assuntos do Segundo Livro de Samuel

    Cap.1 - Três dias após a morte de Saul, um amalequita vem a David trazendo-lhe a notícia, mas, querendo engrandecer-se aos olhos de David, mente, dizendo que fora ele quem matara Saul. Por isso, segundo suas próprias palavras, é executado por ordem de David, por ter ferido um ungido do Senhor.

    Cap.2 - O Senhor manda David ir para Hebron, onde é ungido rei de Judah. Mas Abner, oficial de Saul, constitui Isbosete, filho de Saul, sobre a outra parte do reino; David combate e vence a facção de Isbosete.

    Cap.3 - Relato dos filhos de David que nasceram em Hebron. Abner se indispõe com Isbosete e se alia a David, mas é morto à traição por Joabe.

    Cap.4 - Dois capitães de Isbosete o matam e trazem sua cabeça a David, pensando agradá-lo, mas são também punidos com a morte.

    Cap.5 - David é, finalmente, aclamado rei de todo o reino; lista dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém; David combate e vence os filisteus.

    Cap.6 - David busca a arca, que estava em Gibeá, mas, devido a um incidente em que um homem é morto, receia continuar a marcha, até que tem certeza de que a vinda da arca será segura. Ao trazê-la para a sua cidade, David dança diante da arca e por isso é desprezado por Mical.

    Cap.7 - David deseja edificar um templo, mas o Senhor o impede, para que o descendente de David o edifique.

    Cap.8 - Relato das várias vitórias de David sobre diversas nações.

    Cap.9 - David beneficia Mefibosete, filho de Jônatas.

    Cap.10 - Morrendo um rei amonita, David lhe manda uma embaixada de pêsames, mas esta foi ultrajada; David então manda Joabe com o seu exército vingar o ultraje. Os amonitas arregimentam mercenários, mas são todos derrotados por Joabe.

    Cap.11 - David comete adultério com Bate-Seba, esposa de Urias; ela concebe e manda avisar a David. Este dá instruções ao seu capitão para que Urias seja exposto à morte na guerra, e ele morre.

    Cap.12 - Natan, um profeta, repreende David pelo que havia feito; morre a criança gerada do adultério; David toma Bate-Seba por mulher.

    Cap.13 - Amnom, filho mais velho de David, comete incesto com sua meia-irmã, Tamar, e por esse motivo é morto traiçoeiramente pelo irmão dela, Absalão; este se exila durante três anos.

    Cap.14 - Joabe intercede por Absalão junto a David, que enfim perdoa a Absalão e consente que ele volte a Jerusalém.

    Cap.15 - Absalão, tendo voltado a Jerusalém, gradativamente subverte a simpatia do povo a seu favor e provoca uma rebelião para tomar o trono de seu pai.

    Cap.16 - David tem de fugir de Jerusalém; na retirada, é enganado pelo servo de Mefibosete e amaldiçoado por um descendente de Saul; Absalão toma Jerusalém, mas ali fica Husai, amigo de David, para interferir nas decisões de Absalão a favor de David.

    Cap.17 - Husai aconselha a Absalão quanto à perseguição que se fará a David, e seu conselho é aceito de preferência ao de outro, os exércitos de Absalão e David se preparam.

    Cap.18 - Há batalha entre os dois exércitos; Absalão fica preso numa árvore e é morto por soldado de David; David pranteia a morte de seu filho.

    Cap.19 - Recuperando-se de sua tristeza, David retorna para Jerusalém; lista das pessoas que o receberam na volta.

    Cap.20 - Um homem da tribo de Benjamin se levanta contra David, incitando o povo à rebelião; David envia o seu exército e o homem é morto.

    Cap.21 - Há fome em Israel durante três anos; descobre-se que é por causa do mal que Saul fizera aos gibeonitas. Estes, sendo consultados a respeito da reparação. desejam, como vingança, que sejam mortos sete homens da casa de Saul, os quais são dados e enforcados. Relato de quatro guerras contra os filisteus.

    Cap.22 - O cântico de David.

    Cap.23 - As últimas palavras de David. Lista dos trinta e sete capitães e valentes que teve.

    Cap.24 - David manda Joabe contar os seus soldados, e por isso é repreendido pelo profeta Gad; a terra é castigada, e David edifica um altar ao Senhor, para expiação do mal.

     

    ******************************************

    Reflexões sobre os temas do Capítulo 19

    1- Por que motivo David não assumiu o reino de todo o Israel logo após a morte de Saul?

    2- Quantos anos David reinou?

    3- Como Absalão subverteu o governo de seu pai?

    4- Que outra rebelião David teve de enfrentar?

    5- Que outro erro David cometeu no fim de sua vida, e quais as conseqüências?

    Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail 

    Postar um comentário

    Anterior Próxima

    نموذج الاتصال