Nenhum resultado encontrado

    2 - Rute

     

    Parte 2 - Livros do Antigo Testamento

    Capítulo 17- O Livro de Rute

    17. História do Livro de Rute

    17.1 - Não se sabe quando ou por quem foi escrito o livro de Rute. No próprio livro não há referências a autor ou a tempo determinado; só há menção de fatos que ocorreram quando os juízes governavam. O livro é, evidentemente, um apêndice ao livro dos Juízes, contendo uma história completa que não pode ser inserida em parte alguma daquele livro.

    O principal objetivo do autor do livro de Rute parece ter sido o de estabelecer a genealogia de David, com a qual termina o relato, e assinalar que entre os antepassados do grande rei havia uma humilde estrangeira, pois Rute era natural da terra de Moabe. A partir de algumas referências, pode-se aproximar a data destes fatos em 1.180 A.C.

    O livro de Rute consta de 4 breves capítulos e 85 versículos. É uma história bela e sensível que exalta a bondade filial exemplar de Rute, recompensada por Deus.

    17.2 - Assuntos do livro de Rute

    Cap.1 - Um homem de Belém, chamado Elimeleque, deixa seu país, e vai, com a esposa Noemi e os seus dois filhos, Malom e Quiliom, para a terra de Moabe. Lá, ele morre. Noemi então casa os seus filhos com duas mulheres moabitas: Malom com Rute e Quiliom com Orfa. Dez anos depois os filhos de Noemi morrem, e ela decide retornar a Belém. Ela aconselha as noras a voltarem ao seu país, Moabe; Orfa volta, mas Rute insiste em acompanhar a sogra a Belém.

    Cap.2 - Elas chegam na época da sega; Rute vai para um dos campos apanhar restos da colheita. Lá encontra-se com Boaz, que sabe da história de Rute e Noemi. Boaz trata Rute com benevolência. Voltando à casa, Rute fica sabendo, por Noemi, que Boaz era um dos seus remidores, isto é, a pessoa que deveria assumir o lugar do marido falecido. Rute fica junto às criadas de Boaz.

    Cap.3 - Rute vai e se dá a conhecer a Boaz, deitando-se aos seus pés. Boaz aceita casar-se com ela, mas acha que há um parente mais próximo, cujo dever de se casar com Rute era maior do que o dele. Manda que Rute volte para casa e aguarde.

    Cap.4 - Boaz procura o parente que devia remir a herança de Noemi e se casar com Rute. Mas, diante de testemunhas, o parente se recusa a fazê-lo, cedendo seu direito a Boaz. Assim, Boaz casa-se com Rute. Eles têm um filho, que é cuidado por Noemi. Dão-lhe o nome de Obede (que viria a ser pai de Jessé e avô do rei David). Segue-se a genealogia de Judah a David. Cap. 4.

    ******************************

    Reflexões sobre os temas do Capítulo 17

    17.1 - Considerando o ponto de vista histórico, que importancia tem o livro de Rute?

    17.2 - Leia Deuteronômio 25:5 a 10 e explique a lei e o costume do resgate e do remidor.

    17.3 - Quem veio a ser o remidor de Malom?

    Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail

     


     

    Postar um comentário

    Anterior Próxima

    نموذج الاتصال