Nenhum resultado encontrado

    2 - Levitico

     Parte 2 - Livros do Antigo Testamento

    Capítulo 12 - O Livro do Levítico

    12 - História do livro do Levítico

    12.1 - O terceiro livro do Pentateuco é chamado "Levítico", nome que veio da versão Septuaginta e da Vulgata latina. Este título vem do fato de que, neste livro, o Senhor deu leis e regulamentos especificamente para os levitas, ou seja, os pertencentes à tribo de Levi, que ficaram com a função sacerdotal dentre o povo. Na língua hebraica, o título deste livro é "Vaiyikrá", "E CHAMOU...", que é como o livro começa.

    O livro do Levítico faz uma descrição das cerimônias a serem observadas durante os holocaustos, fala das ofertas a serem trazidas, dos rituais da consagração de sacerdotes e da instituição dos três grandes festivais nacionais dos israelitas, a saber, a páscoa, o pentecostes e a festa dos tabernáculos, além de uma grande variedade de outras matérias eclesiásticas.

    Parece que todo este livro contém a história do que se passou em apenas 8 dias, os dias da consagração de Aarão e seus filhos.

    O Levítico foi dividido em 10 seções. Tem 27 capítulos e 859 versículos.

     

    12.2 - Assuntos do Livro do Levítico

    Cap.1 - Estando o tabernáculo concluído, a nuvem da glória Divina, símbolo da presença de Deus, desce sobre ele. E de lá, da tenda, o Senhor chama a Moisés e lhe dá as leis e preceitos contidos nos sete primeiros capítulos. Prescreve a natureza e a qualidade das ofertas queimadas e as cerimônias que deviam ser observadas tanto pelo ofertante quanto pelo sacerdote.

    Cap.2 - As ofertas de manjares, de flor de farinha, óleo e incenso; bolos e libações das primícias.

    Cap.3 - As ofertas pacíficas: o que seria observado e o que deveria ser queimado no fogo.

    Cap.4 - As ofertas pela expiação de pecados por ignorância, pecados dos sacerdotes, príncipes e outras pessoas.

    Cap.5 - As ofertas pela expiação do falso testemunho, da impureza, do falso juramento etc.

    Cap.6 - As ofertas pela expiação de pecados conscientes e dos sacerdotes; as leis do holocausto, das ofertas de manjares e da consagração dos sacerdotes.

    Cap.7 - Continuação sobre as ofertas por expiação de culpa e os sacrifícios pacíficos; a proibição de se comer gordura; a porção das ofertas que caberia ao sacerdote.

    Cap.8 - Relato da consagração de Aarão e seus filhos; as suas ofertas.

    Cap.9 - Após a consagração, Aarão oferece sacrifícios por si e pelo povo; tendo Aarão e Moisés abençoado o povo, vem um fogo do Senhor e queima a oferta sobre o altar.

    Cap.10 - Nadabe e Abiú, filhos de Aarão, oferecem sacrifícios estranhos diante do altar e por isso são consumidos imediatamente. Leis a respeito das coisas santas.

    Cap.11 - Leis a respeito dos animais considerados puros e impuros para alimento do povo.

    Cap.12- Da purificação das mulheres após o parto e de suas ofertas.

    Cap.13- Leis a respeito da lepra e do isolamento de pessoas e objetos infectadas.

    Cap.14- Leis a respeito dos sacrifícios e cerimônias a serem observados por aqueles que ficassem curados da lepra e a respeito da purificação de uma casa infectada pela lepra.

    Cap.15- Acerca das purificações próprias do homem e da mulher, por terem tido fluxo.

    Cap.16 - Leis acerca da expiação anual solene de pecados dos sacerdotes e do povo; a instituição do bode expiatório, que carregaria os pecados do povo para fora do arraial.

    Cap.17 - O sangue de todos os animais e dos sacrifícios devia ser trazido ao tabernáculo; a proibição de se comer sangue e a carne de animais dilacerados.

    Cap.18 - Leis acerca dos casamentos ilícitos entre parentes e das uniões carnais abomináveis.

    Cap.19 - Repetem-se diversas leis que já tinham sido dadas no livro do Êxodo e acrescentam-se algumas outras.

    Cap.20 - Repetem-se as leis citadas no capítulo 18 a respeito das uniões ilícitas e abomináveis.

    Cap.21 - Diversas ordenanças a respeito do luto e do casamento dos sacerdotes, e proibição de que o ofo do luto e do casamento dos sacerdotes, e proibição de que o ofício sacerdotal seja exercido por quem possui certas deficiências.

    Cap.22 - Dos impedimentos dos sacerdotes e da perfeição dos animais a serem oferecidos.

    Cap.23 - Leis a respeitos das festividades solenes; do sábado e das festas anuais: a páscoa, o pentecoste, as primícias, a expiação e a festa dos tabernáculos.

    Cap.24 - Leis acerca do azeite para a lâmpada e do pão para a mesa do Senhor; acerca da blasfêmia e sua punição, e do assassinato.

    Cap.25 - Repetição da lei acerca do ano sabático; prescreve o ano do jubileu e dá outras instruções acerca da caridade e benevolência para com os devedores e dos que tiveram seus bens penhorados, e os cativos.

    Cap.26 - Exortação a respeito dos ídolos. Promessa de uma grande variedade de bênçãos para os obedientes e ameaças de maldição para os rebeldes.

    Cap.27 - Leis acerca dos votos, as coisas votadas, e os dízimos que seriam trazidos para o serviço do tabernáculo.

     

    **************************

    Reflexões sobre os temas do Capítulo 12

    1 - Em que consistiam os diversos sacrifícios do ritual israelita? Veja as descrições contidas em Lev. 1:2, 1:5, 1:10, 1:14, 2:1, 2:4, 2:14.
    2 - Qual era a diferença entre o ano sabático e o ano do jubileu? (Veja o cap. 25).
    3 - No capítulo 19, diversas leis são repetidas e/ou acrescentadas ao povo, tratando de assuntos gerais. Procure no capítulo e identifique os versículos que nos instruem sobre: maledicência; amor ao próximo; compaixão para com o pobre e estrangeiro; comércio honesto; pagamento justo ao empregado; justiça no julgamento entre rico e pobre; honra aos pais; honra aos idosos; consulta a advinhos e encantadoreadvinhos e encantadores; juramento vão.

     Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail

    Postar um comentário

    Anterior Próxima

    نموذج الاتصال