Parte 1 - A História da Bíblia
Capítulo 5
O Cânon Hebraico
5.1- Lei, Profetas e Escritos - Na época em que Jesus Cristo viveu no mundo, já era geralmente reconhecida uma tríplice divisão das Escrituras, a saber, Lei, Profetas e Escritos, sendo que estes últimos eram também chamados genericamente de Salmos. O Novo Testamento alude claramente a esta divisão. Segundo o Evangelho de Lucas (24:44), Jesus, tendo aparecido aos discípulos, após a Sua ressurreição, lembrou-lhes que "era necessário que se cumprisse" o que d`Ele estava escrito na "Lei de Moisés, e nos Profetas e nos Salmos".
A formação do cânon ou coleção de livros do Velho Testamento levou muitos séculos, como já vimos, indo desde a época de Moisés até depois da época de Esdras e Neemias, isto é, mais de 1.000 anos. Um historiador judeu chamado Josephus escreveu que o cânon hebraico ficou determinado no tempo de Esdras, por volta de 440 a.C, quando deve ter sido escrito o último dos livros proféticos, de Malaquias.
5.2- Critérios judaico-cristãos para seleção dos livros - Os judeus, assim como os cristãos, não tinham uma norma precisa pela qual pudessem distinguir entre os livros sagrados, de autoria Divina, e os outros, meras produções literárias de origem humana. Conseqüentemente, não tinham um parâmetro preciso e infalível para determinar quais livros deveriam ou não fazer parte do cânon da Palavra. Na dúvida, preferiram incluir todas as obras que aparentavam alguma inspiração Divina. E como esta era uma avaliação muito subjetiva, o resultado foi o que se viu mais tarde: duas coleções diferentes, uma formada na Palestina e outra na Alexandria.
No ano 90 da Era Cristã ainda havia muita disputa entre os judeus (como também entre os cristãos) a respeito de quais livros deveriam ser parte do cânon hebraico. Por volta daquele ano, vários rabinos se reuniram num concílio em Jamnéa e, depois de muitos estudos, começaram a definir o cânon da Palavra hebraica, ou seja, do Velho Testamento. Ali a questão começou a ser decidida para os judeus, mas para os cristãos o debate se prolongou até o século XV, quando a Igreja Católica fixou o seu cânon para o Velho Testamento e a incipiente Igreja Reformada fixou outro, como já foi visto.
5.3- O cânon hebraico - No cânon fixado pelos rabinos para o Velho Testamento os livros estão numa ordem diferente daquela em que vemos nas traduções. O cânon judaico divide os livros por assunto, enquanto o cânon cristão procura dividi-los por ordem cronológica.
Assim, o Velho Testamento para os judeus, também divididos em três partes, são assim nomeados: "Torah, Nebiim e Ketubim" (Lei, Profetas e Escritos). Com as iniciais destas três seções, "T", "N" e "K" eles formaram a abreviatura "Tanakh" (pronuncia-se Tanarr), que é como chamam o Velho Testamento. São dados abaixo os livros que compõem o "Tanakh", isto é, do Torah, os Nebiim e os Ketubim.
O Torah (Lei), é constituído pelos cinco primeiros livros, escritos por Moisés (chamados "Pentateuco"):
|
Nome greco / latino / português: |
Nome hebraico: |
|
1. Gênesis |
Bereshit" (No principio) |
|
Os Nebiim (Profetas) são os seguintes livros: |
|
|
Profetas anteriores: 6. Josué; |
Profetas posteriores: |
|
Os Ketubim (Escritos) são os seguintes: |
|
|
Nome greco / latino / português: |
Nome judaico: |
|
27. Salmos |
"Tehilim"
(Louvores) " -------- (As Palavras dos Dias) |
A ordem acima é a ordem do CÂNON PALESTINO que está no "Tanakh" judaico hoje, como foi dito. A ordem do Cânon Alexandrino incluía, ainda, os seguintes livros:
40. Tobias41. Judite
42. Macabeus I e II
43. Sabedoria
44. Eclesiástico
45. Baruque
Estes últimos são chamados "apócrifos", como se verá depois; são encontrados nas versões da Bíblia editadas pela Igreja Católica.
Reflexões sobre os temas do Capítulo 5
1. Quando ficou completo o cânon ou coleção do Velho Testamento?
2. Como as Escrituras eram conhecidas na época em que o Senhor esteve no mundo?
3. Que critérios os judeus e os cristãos tinham para fixar o cânon da Palavra?
4. Como se chama o Velho Testamento entre os judeus e quais são as suas três divisões?
6. Que profeta foi incluído pelos judeus na lista dos Escritos (Ketubim), em vez de na lista dos Profetas (Nebiim)?
7. Que livros existem a mais no Cânon Alexandrino (o cânon adotado pela Igreja Católica Romana)?
Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail