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    Canon Hebraico

     

    Parte 1 - A História da Bíblia

    Capítulo 5

    O Cânon Hebraico


    5.1- Lei, Profetas e Escritos -  Na época em que Jesus Cristo viveu no mundo, já era geralmente reconhecida uma tríplice divisão das Escrituras, a saber, Lei, Profetas e Escritos, sendo que estes últimos eram também chamados genericamente de Salmos. O Novo Testamento alude claramente a esta divisão. Segundo o Evangelho de Lucas (24:44), Jesus, tendo aparecido aos discípulos, após a Sua ressurreição, lembrou-lhes que "era necessário que se cumprisse" o que d`Ele estava escrito na "Lei de Moisés, e nos Profetas e nos Salmos".
    A formação do cânon ou coleção de livros do Velho Testamento levou muitos séculos, como já vimos, indo desde a época de Moisés até depois da época de Esdras e Neemias, isto é, mais de 1.000 anos. Um historiador judeu chamado Josephus escreveu que o cânon hebraico ficou determinado no tempo de Esdras, por volta de 440 a.C, quando deve ter sido escrito o último dos livros proféticos, de Malaquias.


    5.2- Critérios judaico-cristãos para seleção dos livros - Os judeus, assim como os cristãos, não tinham uma norma precisa pela qual pudessem distinguir entre os livros sagrados, de autoria Divina, e os outros, meras produções literárias de origem humana. Conseqüentemente, não tinham um parâmetro preciso e infalível para determinar quais livros deveriam ou não fazer parte do cânon da Palavra. Na dúvida, preferiram incluir todas as obras que aparentavam alguma inspiração Divina. E como esta era uma avaliação muito subjetiva, o resultado foi o que se viu mais tarde: duas coleções diferentes, uma formada na Palestina e outra na Alexandria. 
    No ano 90 da Era Cristã ainda havia muita disputa entre os judeus (como também entre os cristãos) a respeito de quais livros deveriam ser parte do cânon hebraico. Por volta daquele ano, vários rabinos se reuniram num concílio em Jamnéa e, depois de muitos estudos, começaram a definir o cânon da Palavra hebraica, ou seja, do Velho Testamento. Ali a questão começou a ser decidida para os judeus, mas para os cristãos o debate se prolongou até o século XV, quando a Igreja Católica fixou o seu cânon para o Velho Testamento e a incipiente Igreja Reformada fixou outro, como já foi visto.


    5.3- O cânon hebraico - No cânon fixado pelos rabinos para o Velho Testamento os livros estão numa ordem diferente daquela em que vemos nas traduções. O cânon judaico divide os livros por assunto, enquanto o cânon cristão procura dividi-los por ordem cronológica.
    Assim, o Velho Testamento para os judeus, também divididos em três partes, são assim nomeados: "Torah, Nebiim e Ketubim" (Lei, Profetas e Escritos). Com as iniciais destas três seções, "T", "N" e "K" eles formaram a abreviatura "Tanakh" (pronuncia-se Tanarr), que é como chamam o Velho Testamento.  São dados abaixo os livros que compõem o "Tanakh", isto é, do Torah, os Nebiim e os Ketubim.


    O Torah (Lei), é constituído pelos cinco primeiros livros, escritos por Moisés (chamados "Pentateuco"): 

     

    Nome greco / latino / português:

    Nome hebraico:

    1. Gênesis
    2. Êxodo
    3. Levítico
    4. Números
    5. Deuteronômio

    Bereshit" (No principio)
    "Vaiyikrá" (E chamou…)
    "Shemot" (Nomes)
    "Vaidaber"(E falou)
    "Hadevarim" (As palavras)

    Os Nebiim (Profetas) são os seguintes livros:

     Profetas anteriores: 6. Josué;
    7. Juízes;
    8. I Samuel;
    9. II Samuel;
    10. I Reis;
    11. II Reis;

     

    Profetas posteriores:
    12. Isaías;
    13. Jeremias;
    14. Ezequiel;
    15. Oséias;
    16. Joel;
    17. Amós;
    18. Obadias;
    19. Jonas;
    20. Miquéias;
    21. Naum ;
    22. Habacuque;
    23. Sofonias;
    24. Ageu;
    25. Zacarias;
    26. Malaquias;

    Os Ketubim (Escritos) são os seguintes:

    Nome greco / latino / português:

    Nome judaico:

    27. Salmos
    28. Provérbios
    29. Job
    30. Cantares
    31. Rute
    32. Lamentações
    33. Eclesiastes
    34. Ester
    35. 7. Salmos
    28. Provérbios
    29. Job
    30. Cantares
    31. Rute
    32. Lamentações
    33. Eclesiastes
    34. Ester
    35. Daniel
    36. Esdras
    37. Neemias
    38. I Crônicas
    39. II Crônicas

     
     

    "Tehilim" (Louvores)
    "Meshalim" (Ditados)
    -
    "Hashshirim" (C&AC) (ditados)
    -
    "Eicah"
    "Koeleth" (Cânticos dos Canticos)
    -
    ------------ (Como...)
    - ----------- (pregador)
    - "Dibrey Haiyamim"

    "

     -------- (As Palavras dos Dias)

     

     A ordem acima é a ordem do CÂNON PALESTINO que está no "Tanakh" judaico hoje, como foi dito. A ordem do Cânon Alexandrino incluía, ainda, os seguintes livros:

    40. Tobias
    41. Judite
    42. Macabeus I e II
    43. Sabedoria
    44. Eclesiástico
    45. Baruque
    Estes últimos são chamados "apócrifos", como se verá depois; são encontrados nas versões da Bíblia editadas pela Igreja Católica.

     

    Reflexões sobre os temas do Capítulo 5
    1. Quando ficou completo o cânon ou coleção do Velho Testamento?
    2. Como as Escrituras eram conhecidas na época em que o Senhor esteve no mundo?
    3. Que critérios os judeus e os cristãos tinham para fixar o cânon da Palavra?
    4. Como se chama o Velho Testamento entre os judeus e quais são as suas três divisões?
    6. Que profeta foi incluído pelos judeus na lista dos Escritos (Ketubim), em vez de na lista dos Profetas (Nebiim)?
    7. Que livros existem a mais no Cânon Alexandrino (o cânon adotado pela Igreja Católica Romana)?  


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